Mostrando todas as publicações do Distrito

Distritos do Rotary no Brasil a partir do dia 1º de julho de 2019

Você sabe como ficarão os distritos no Brasil a partir do dia 1º de julho de 2019? O governador Alceu Eberhardt, com colaboração da RIBO e do Distrito 4520, na cidade de Belo Horizonte, elaborou o mapa dos Distritos Brasileiros e compartilhou conosco. A primeira imagem mostra a divisão espacial dos distritos no território brasileiro e a segunda mostra a distribuição dos distritos por cidades com e sem Rotary Clubs. Este material tem o objetivo de auxiliar na abertura de novos clubes, ao definir as áreas de atuação de cada Distrito. Ele também pode ajudar no desatacamento das ações rotárias em que houver necessidade de ajuda emergencial, por exemplo, como o desastre de Brumadinho localizado no Distrito 4580 e em Mariana no Distrito 4520, que formarão o Distrito 4521. Além disso, ele ajuda também na preocupação com o Quadro Associativo, crucial para a manutenção dos Distritos. No próximo ano rotário, de 2019-20, 14 distritos serão unificados, diminuindo em 7 o número de Distritos brasileiros. Essa diminuição impacta principalmente nas decisões estabelecidas por votos no Conselhos de Legislação e de Resolução. Para visualizar os mapas em alta resolução, com nível de detalhamento por bairros em Belo Horizonte, acesse os links abaixo: Distritos Brasileiros: https://1drv.ms/b/s!AotHVypyw4UYgcRAWKQWi4QYNbQT4w Distritos por cidades com e sem Rotary Clubs: https://1drv.ms/b/s!AotHVypyw4UYgbIMEO7bnzN0v8EndQ Abaixo, os mapas embutidos: DISTRITOS BRASILEIROS   DISTRITOS POR CIDADES COM E SEM ROTARY CLUBS  

Postado em 21 de Abril de 2019

Companheirismo Salvando Vidas

Grupo de companheirismo dos rotarianos motociclistas tem participação ativa na obtenção de recursos para projeto na área da saúde.  Canela – RS – 10/04/2019.  Uma ação dos rotarianos do sul terá êxito graças ao trabalho dos motociclistas do IFMR-SA. Mas o que o motociclistas do grupo de companheirismo tem a ver com o Hospital de Caridade desta cidade gaúcha?  O Rotary Club de Canela (Distrito 4670) aprovou junto a Fundação Rotária do Rotary International o projeto Global Grant (subsídio global) n.GG1985433 em parceria com um clube do exterior, no valor total de USD 34,000.00  para a compra de equipamentos emergência no setor de obstetrícia infantil do Hospital de Caridade de Canela. Porém, após todas as tratativas, ainda faltavam USD 4,000.00 para completar o orçamento e o projeto corria o risco de não ser realizado.  No mês de janeiro deste ano atendendo a um pedido da Presidente do Rotary Club de Canela, o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4670, rotariano e motociclista Marcos Netto (Rotary Club de Canoas Industrial), associado do International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South América – grupo de companheirismo de motociclistas rotarianos – publicou na rede de comunicação do grupo um pedido de ajuda aos motociclistas para que verificassem em seus clubes e distritos a existência de valores disponíveis, e a possibilidade em participar do projeto humanitário em Canela. Vários motociclistas mobilizaram-se na busca dos recursos. E um deles conseguiu resultado positivo na tarefa!  O motociclista Antônio Zeferino (Rotary Club de Brasília – Lago Sul) após contato com o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4530, Francisco Favilla, e o Governador Vertinho Oliveira, obteve sucesso em sua busca. Os líderes distritais, sensibilizados pela busca dos recursos pelo grupo de companheirismo, aprovaram a participação do Distrito 4530 no projeto humanitário com os recursos necessários.  Segundo Celso Junqueira, Presidente do IFMR-SA, “O gesto, muito mais que o aporte de recursos, significou que os motociclistas rotarianos fazem jus ao lema de seu grupo: “Servir se Divertindo”, pois atendem ao chamado de trabalhar pela comunidade, não interessa onde ele ocorra.”  O rotariano Antônio Zeferino teve seu gesto e sua ação reconhecidos e destacados publicamente durante a solenidade de abertura do IFMRNOSUL, V Encontro de Verão Sul IFMR-SA, realizado no final do mês de março na cidade de Bagé, RS.  O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org e www.facebook.com/ifmrsa  

Postado em 10 de Abril de 2019

Gestão 2019/2020 se prepara em Ubá

"Estamos preparando o novo Distrito, maior, mais diverso e, portanto, com a necessidade de mais engajamento de nós rotarianos," disse o  Governador Duarte Cesar Fernandes, na abertura da assembléia de treinamento do Distrito, ralizada em Ubá, MG, no dia 6 de abril.  O evento teve a presença da governadora eleita Claudia Maria Lelo Scaglionin, que conduzirá o distrino no próximo ano rotário (2019/2020)  e dos instrutores Dirceu Rocha, Ângela Rezende, André Cota, Tânia Diniz, Geraldo Eustáquio Alves, Alicério Campos, Luiz Carlos Heidenheich e Juan AlejandroTumba Noé. Claudia Scaglioni falou do desafio que será o distrito 4521 (a união dos distritos 4520 e 4580), com ênfase para sua área de abrangência geográfica.  "Vamos precisar de contar com o ânimo de cada rotariano para promover a nossa integração e difundir nossas causas humanitárias" Cláudia também agradeceu a Helena Bardot, presidente do Rotary Clube  Ubá Ari Barroso e ao Governador Assistente, Antônio Jacob e sua esposa Vânia, que prepararam a estrutura para a realização do evento. O treinamento para a gestão do Rotary é um momento de exibir as boas práticas e os recursos disponíveis para fazer os clubes funcionarem, lembrou Dirceu Rocha.  "como instrutores estamos aqui trocar com vocês as nossas experiências e ouvir de vocês as vivêncas e, com isso  facilitar o processo de condução da administração do clube." Na assembleia são tratados temas como planejamento das ações, definição de metas, projetos eficazes, a linha humanitária do Rotary,  os intercâmbios  de jovens e outras modalidades e captação de recursos. Também  sobre o crescimento do número de associados e sua manutenção. Trata-se ainda da imagem do Rotary perante a opinião pública.    

Postado em 07 de Abril de 2019

Assembleia de Treinamento em Ubá

Assembléia de treinamento do distrito 4580 (para a instalação do distrito 4521), na cidade de Ubá, MG, no colégio Sagrado Coração de Maria. 

Postado em 06 de Abril de 2019

Caravanas do Rotary para a Conferência

Participar da Conferência Unir para Fortalecer, promovida pelos distritos 4520 e 4580  ficou mais fácil, com a Caravanas Oficiais da Conferência. Basta seguir o link e escolher o seu roteiro. O serviço está sendo oferecido pela Vila Brasil Turismo, empresa especializada em Turismo Receptivo em Juiz de Fora. Diogo Lima, responsável pela logística do projeto Caravanas, informa que além das rotas disponibilizadas no site, os rotarianos podem contatar a Vila Brasil e propor suas Caravanas.  Além das caravanas estão disponibilizados também os Hotéis na cidade de Juiz de Fora, próximos ao hotel da Conferência. Diogo destaca que Juiz de Fora é uma cidade hospitaleira e a Vila Brasil vai disponibilizar também um programa de ‘City Tour’, para que os rotarianos tenham a melhor experiência nestes dias da Conferência. Há uma tradição nos eventos de Rotary que é de se reconhecer as caravanas mais distantes, as mais numerosas, como uma forma de brindar o companheirismo e o esforço dos rotarianos para estarem juntos. Para esta Conferência conjunta os Governadores Adelmo e Duarte, com a equipe de coordenadores da evento incentivaram uma ideia para facilitar a participação. As inscrições para Conferência conjunta dos Distritos 4520 e 4580 estão abertas. Clique aqui!

Postado em 04 de Abril de 2019

Banda Fórmula 7 será atração do Baile da União, na Conferência Conjunta

No sábado, 25 de Banda Fórmula 7, no Baile da União. A banda é composta por 22 profissionais, sendo 13 em palco, que trazem performances versáteis, irreverentes e cheias e bom humor. O evento acontece como encerramento da Conferência Conjunta os Distritos 4580 e 4520, que este ano acontece em Juiz de Fora, MG.   Momento de companheirismo e descontração, o já tradicional baile de máscaras promete fechar com muita festa os três dias de Conferência. Sobre o show que está sendo preparado, a assessoria da banda conta que mistura "no repertório diferentes estilos e artistas, mas para o evento do Rotary serão priorizados músicas dos anos 60, 70 e 80, além de bossa nova, samba e alguns hits atuais e internacionais". Confira aqui registros de uma apresentação da banda.    Os convites serão vendidos no dia 24, durante a Conferência Distrital, e o valor será de acordo com o número de inscritos para a Conferência  Distrital. Além das atividades habituais da Conferência, estão previstas atividades de lazer, cultura e turismo participantes. Entre elas, o Encontro das Senhoras das Casas da Amizade (ASR), tour pela cidade, passeio a Petrópolis e um roteiro gastronômico.   Confira outros detalhes da programação para saber mais sobre os temas das palestras, opções de passeio e outros eventos que estão sendo preparados. E se ainda não fez sua inscrição, clique aqui e não perca mais tempo!

Postado em 03 de Abril de 2019

Localizar site dos clubes