Mostrando todas as publicações do Distrito

Seminário de Treinamento para Presidentes discutiu questões de planejamento e conectividade

O Seminário de Treinamento para Presidentes, Secretários, Tesoureiros e Protocolos do distrito 4521 (união dos distritos 4520 e 4580) aconteceu no dia 16 de março, em Belo Horizonte. Nas palavras do Instrutor Distrital Dirceu Rocha Pereira, "com os seminários, não se pretende ensinar cada um a ser presidente, mas indicar direções para um planejamento que os leve a alcançar seus objetivos".   Após as falas dos governadores dos distritos 4520 e 4580, foi feita a apresentação da governadora eleita Claudia Maria Lello Scaglioni. Professora, bacharel em Matemática e Filosofia de Varginha MG, começou no Rotary no Clube Belo Horizonte Mangabeiras.    Ângela Rezende, instrutora distrital, fez uma dinâmica no começo do seminário. Em seguida, Cláudia Scaglioni trouxe a mensagem do presidente de Rotary International numa apresentação em vídeo e agradeceu a presença de todos.   Depois da mesa de abertura, seguiram-se as palestras de Júnior Terra, que tratou de conectividade e presença na web, e de João Carlos, que discutiu questões de planejamento. Assista aqui às palestras na íntegra.   Para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo discutido, haverá Assembleia de Treinamento em Ubá no dia 06 de abril, no Colégio Sagrado Coração, Centro. Este treinamento é direcionado ao conselho diretor e comissões permanentes para o ano rotário 2019/2020.

Postado em 23 de Março de 2019

Júnior Terra fala sobre presença em ambientes virtuais no Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos

Engenheiro ambiental e membro do Rotary Clube de Francisco Beltrão, Júnior Terra ministrou a palestra "Sistema de Gestão Distrital", durante o Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos. Em sua fala, ele discorreu principalmente conectividade e presença na Web, além de reforçar a importância da publicização dos feitos do Rotary para a comunidade externa através do site e redes sociais."Não podemos mais fechar os olhos para a tecnologia", colocou, destacando dados e fatos que provam estarmos inseridos em ambientes virtuais de forma cada vez mais intensa. "Se cada um de nós tem pelo menos um perfil em redes sociais, onde mostramos aspectos de nossa vida, porque o mesmo não acontece com seu clube Rotary?", refletiu, exaltando as qualidades e vantagens relacionadas às plataformas do Rotary na internet."Os sites são como associados virtuais que nos alimentam 24 horas sobre as informações do clube e do distrito", explicou Júnior Terra. É através deles que os respectivos membros podem se inteirar sobre datas, reuniões, projetos; e "é lá que todos buscam as informações quando precisam."Em seguida, ele destacou a estrutura do Unyclub, plataforma onde são hospedados os sites da Associação. Ela permite a conexão dos diferentes clubes através da difusão de notícias de maneira rápida e ampla. Distritos ou clubes específicos, por exemplo, podem receber notícias do Rotary Brasil ou Internacional diretamente através da dinâmica de publicações da plataforma.Terra realizou, então, uma apresentação didática visando explicar, para quem possuía experiência em informática ou não, o funcionamento interno do site, a publicação de notícias e a necessidade de se manter tais páginas ativas. "A atualização do site é importante para justificar, desde para uma empresa cidadã o pedido das verbas anuais que nos são destinadas, ou mesmo para a alguém que não conhece o Rotary o motivo de amarmos e nos dedicarmos tanto a ele".Por fim, mencionou também como é fundamental o levantamento de dados feito com o site e as redes sociais, para que se tenha conhecimento dos erros e acertos de cada clube, propiciando assim a correção de problemas e a propagação de boas ideias. Foto: cortesia de Norma Martins.

Postado em 23 de Março de 2019

Informativo Rotário de Fevereiro de 2019

Rotary International 114 anos, reunião interclubes em Ubá,  Loriane Heide confirma participação na Conferência de maio em Juiz de Fora. Clube Manhumirim-Auto Jequitibá, doa colchões especiais a Instituição.  ClubeMuriaé Norte recebe homenagem na Câmara Municipal da cidade. Clube Passaporte já faz "Rotary In Action". 

Postado em 18 de Março de 2019

Loriane Heide conta como o Rotary influenciou sua história de vida na Conferência em Juiz de Fora

A psicóloga Loriane Heide diz que é uma honra poder participar da conferência Unir para Fortalecer. "Foi uma surpresa ser convidada para evento tão significativo dos distritos, e ainda mais para falar sobre a transformação que ocorreu na minha vida por meio do Rotary." Ela rememora seu primeiro contato com a Associação, que aconteceu no ano de 2008, e conta que já participou de diversos programas, como o intercâmbio de jovens, Interact e Rotaract, além de ações, projetos, conferências e eventos de Clube, Distrito, Regionais e Nacionais. "Algo que ensinamos, muito que aprendemos", reflete Loriane sobre o trabalho de voluntariado no Rotary. "A sombra de uma árvore plantada, o sorriso de uma criança, o abraço de um idoso, o agradecimento de uma família ou uma escola, os vínculos de amizade gerados entre os companheiros. Essas são as grandes recompensas que recebemos na prática de nosso trabalho pela Associação". A psicóloga pontua ainda que sente um grande prazer em contribuir com as ações pois em cada contato é uma nova oportunidade de se estar junto com pessoas que partilham da mesma vontade e do mesmo espírito, e isso renova a energia do grupo como um todo. Além disso, a troca de experiências entre Distritos enriquece ainda mais a experiência de cada membro participante. Comentando sobre o convite feito pelos Distritos 4580 e 4520 para a Conferência, ela diz que se sentiu "muito honrada. Atravessar estados para mostrar a Transformação que o Rotary é capaz de fazer em uma vida e em uma família enche meu coração de alegria." Loriane Heide é do Rotaract Clube de Rio Negro (PR). Na programação ela se apresentará na sessão plenária sexta-feira, 24, onde também serão discutidas ações do Rotaract, Interact, Casas da Amizade e Intercâmbio de Jovens. A Conferência Conjunta dos Distritos 4580 e 4520 acontece de 23 a 25 de maio, no Independência Trade Hotel, em Juiz de Fora. Faça sua inscrição!

Postado em 15 de Março de 2019

Informativo Rotário de Janeiro de 2019

Comissão da Conferênncia bi-distrital divulgam programa pévio. Governadores Duarte (4581) e  Adelmo (4520) incentivam todos os clubes a participarem da Conferência. Fundado no distrito o primeiro Clube Passaportedo Brasil. 

Postado em 25 de Fevereiro de 2019

42º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL, EM BRASÍLIA

Entre 5 e 7 de setembro próximo, Brasília, a capital de todos os brasileiros, receberá as lideranças do movimento rotário. Todas elas acorrerão ao 42º Instituto Rotary do Brasil, importantes eventos do calendário do Rotary, convocado pelo Diretor Eleito Mário César e Coordenado pelo EGD Luiz Gustavo Kuster Prado. O Instituto Rotary, recordando, permite que atuais, anteriores e futuros administradores de nossa Organização atualizem-se em relação às normas e programas do Rotary e da Fundação Rotária, mesclando informações e amadurecendo ideias que muitas vezes resultam em sugestões ao Conselho Diretor. Evento importantíssimo ao qual nenhum administrador do Rotary deve ficar ausente, é, também, a oportunidade ideal para reencontrar os bons companheiros, fazer novas amizades e praticar o companheirismo, um dos valores do Rotary. A concentração de todo o evento em um mesmo local – no Royal Tulip Brasília Alvorada -  dará ênfase a esse aspecto. Faça sua inscrição no site https://www.institutorotarybrasil.org.br/index.html.  Aí também você pode encontrar o seu hotel - ou Royal Tulip ou Golden Tulip, ambos excelentes - desfrutando dos preços especiais oferecidos a você, participante do 42º Instituto Rotary do Brasil. Atente que essa oferta, válida somente até 31 de março próximo.

Postado em 20 de Fevereiro de 2019

Localizar site dos clubes