Governador Duarte homenageia Governadores no Rotary Juiz de Fora Norte

Postado em: 10 de Abril de 2019 por Rotary Club de Juiz de Fóra-Norte

O Governador Duarte Cesar Silveira Caldeira Fernandes e sua esposa Mary Cortes Fernandes, estiveram no Rotary Juiz de Fora Norte para homenagear os membros do Clube que já governaram o Distrito e a Coordenadora da Casa da Amizade, pelos relevantes serviços prestados à Instituição. Duarte destacou que a homenagem foi concedida na reunião de natal na Casa da Amizade, em Mariana (MG), onde os governadores que puderam comparecer receberam a distinção. Na ocasião, Duarte se comprometeu a levar a medalha aos homenageados que não estavam presentes. A coordenadora da Casa da Amizade, Mary Fernandes, relembrou o período em que o Distrito mudou de nome e mexeu emocionalmente com suas companheiras, que decidiram realizar a reverência aos que assumiram a tarefa de Governar o 4580. A reunião ocorreu na noite de 2 de abril de 2019.

Foram homenageados foram os governadores Lauro Coelho de Andrade, in memoriam, João Pedrosa Castello, José Antônio Cúgula Guedes e a coordenadora distrital Maria Beatriz Paletta Guedes. Luiz Antônio Andrade, recebeu a homenagem póstuma destinada a Lauro Coelho de Andrade, seu pai.

O Presidente do Clube, João Carlos Batista recebeu Duarte e os homenageados destacando que para o Clube era uma alegria e honra recebê-los todos nesta ocasião. Em seu discurso, o governador Duarte agradeceu a dedicação dos governadores que passaram pelo clube e ressaltou que todos deixaram marcas do trabalho profícuo que realizaram pela Instituição.

Os Homenageados

Lauro Andrade foi casado com Clary Araujo de Andrade e teve 5 filhos. Formado Engenheiro Civil e Elétrico na Faculdade de Engenharia da Universidade de Juiz de Fora onde exerceu o cargo de professor catedrático na matéria de Topografia, tendo sido também chefe do mesmo departamento, foi diretor da Faculdade de Engenharia e Vice-Reitor da Universidade. Possuiu uma empresa de terraplanagem e foi sócio proprietário da Distriminas, distribuidora exclusiva dos sorvetes Kibon em parte do Estado de Minas e norte do Estado do Rio de Janeiro.

Andrade Foi sócio fundador e primeiro presidente do Rotary Club Juiz de Fora Norte, tendo sido mais de uma vez presidente e diretor de todas as comissões do clube. Foi governador em 1980-1981 do Distrito 4580 (na época era 458), quando a área abrangia também o estado do Espírito Santo. Exerceu diversos cargos no Distrito e representou o presidente de Rotary International em Conferências no Brasil. Participou de diversos Fóruns Rotários.

João Pedrosa Castelo é formado em Economia e Administração de empresas, possui mestrado em Educação, foi professor da Universidade Federal de Juiz de Fora por 35 anos e é co-criador e 1º Diretor da Fundação Machado Sobrinho. Além disso, atuou como Diretor da Companhia Fiação e Tecelagem Santa Cruz, por quase 30 anos. Entrou no Rotary em 06 de Maio de 1968, comemorando 51 anos nesse ano. Foi o terceiro presidente do clube, tendo exercido a função mais de uma vez. Governador do Distrito nos anos de 1987-1988.

José Antônio Cúgula Guedes é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFJF, onde foi diretor da Faculdade e Professor. Possui pós-graduação em Direito Comparado – New York University (USA), especialista em Direito do Trabalho pela University of Michigan (USA) e professor de História na UFMG. Além disso, atuou como advogado trabalhista, titular do Escritório Cúgula Guedes Advogados Associados. Possui também quatro livros publicadas. Tornou-se sócio do Rotary Clube Juiz de Fora Norte em 1982, tendo sido presidente durante as gestões de 1985/1986 e 2002/2003. Participou de todas as funções no Rotary: Governador Assistente no Distrito 4580 – Gestão 1998/1999 e presente participante das Conferências Distritais, sendo reconhecido palestrante em três conferências. Possui o título de “Companheiro Paul Harris” pelo Rotary Clube Juiz de Fora Norte. Governador 2009/2010 do Distrito 4580.

Maria Beatriz Paletta Guedes é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Vianna Júnior. Passou a ser coordenadora distrital das Casas da Amizade do Distrito 4580 no ano 2009/2010. Atuou também como Presidente por dois mandatos da Casa de Amizade de Juiz de Fora, sendo que, no primeiro mandato, inaugurou a atual sede, constando inclusive com placa alusiva no prédio. Também continuou como membro das diretorias de diversos mandatos da Casa da Amizade, tendo prestado relevantes serviços voluntários à comunidade de Juiz de Fora, em especial na Obra do Berço.

 

Fotos

Localizar site dos clubes