Barry Rassin

Presidente RI 2018/2019 - Bahamas

Duarte Cesar Fernandes

Governadora D4580 2018/2019 - Rotary Club de Juiz de Fóra-Norte

Em tempos de profundas mudanças percebidas nas relações humanas e institucionais, é exatamente este caráter voluntário que reforça a necessidade deste comprometimento.   Ao aceitarmos convite para ingressarmos no Rotary podemos declinar do mesmo caso não seja possível aceitá-lo.  Mesmo procedimento, caso já no Rotary, em relação a ocupar determinado cargo.  Mas, uma vez aceito, é imperioso ter compromisso com o que foi aceito.

Acredito ser, antes de mais nada, uma questão ética.  Condição indispensável em nossa instituição.

No momento, por exemplo, vivemos a recorrência lamentável de doenças evitáveis com a realização de vacinação. Várias delas .  O projeto maior de Rotary,  Polio Plus, encontra-se ameaçado de ter um retrocesso resultante de posturas, por parte de diferentes segmentos sociais e governamentais, posturas estas que levam a vazios educacionais, culturais e econômicos com reflexos negativos em objetivos de grande importância social.

Há neste desencadear uma postura de descompromisso situada em algum ponto desta cadeia.

Buscaremos, no que nos compete, “provocar”, trabalhar este comprometimento.  Solicito aos Governadores Assistentes e Presidentes de Clubes que sejam agentes motivadores de ações para que fatos desta natureza deixem de ocorrer.

 

É importante também citar, proposta atual de Rotary Internacional, em consonância com sua característica dinâmica e estratégica, de maior flexibilização nas atividades rotárias,  participação feminina crescente nos clubes, valorização da presença dos jovens nas atividades rotárias, bem como divulgação da importância da Fundação Rotária para a realização dos projetos humanitários e da importância das doações e das maneiras de faze-las.  Para que estes objetivos sejam alcançados é imprescindível a participação dos rotarianos e, mais uma vez, a atuação motivacional de Presidentes e dos Governadores Assistentes.

Acredito que Rotary se faz presente há 113 anos junto a diferentes culturas por conta deste dinamismo e estratégia no pensar.

Todos nós somos responsáveis, através de nossa postura ética, de nosso pensar e de nossas ações, pela continuidade renovadora e transformadora deste nosso Rotary.

Desejo que neste novo ano possamos continuar a tecer redes, já iniciadas por Paul Harris e fortalecidas por cada um de nós, através de ações doadoras e humanitárias.

Vamos lutar juntos pela Paz,  Saúde,  Meio Ambiente, Qualidade de Vida.

Parafraseando Martin Luter King, digo:  Sim. Nós Podemos.

Para que tudo isto aconteça é necessário que SEJAMOS   A  INSPIRAÇÃO !

Obrigado pela atenção de todos vocês !

 Como diz a letra de uma música do Queen :” We Will Rock You” ( Iremos Sacudir Vocês”)

  • Notícias 145

    Notícias

    Companheirismo Salvando Vidas

    Grupo de companheirismo dos rotarianos motociclistas tem participação ativa na obtenção de recursos para projeto na área da saúde.  Canela – RS – 10/04/2019.  Uma ação dos rotarianos do sul terá êxito graças ao trabalho dos motociclistas do IFMR-SA. Mas o que o motociclistas do grupo de companheirismo tem a ver com o Hospital de Caridade desta cidade gaúcha?  O Rotary Club de Canela (Distrito 4670) aprovou junto a Fundação Rotária do Rotary International o projeto Global Grant (subsídio global) n.GG1985433 em parceria com um clube do exterior, no valor total de USD 34,000.00  para a compra de equipamentos emergência no setor de obstetrícia infantil do Hospital de Caridade de Canela. Porém, após todas as tratativas, ainda faltavam USD 4,000.00 para completar o orçamento e o projeto corria o risco de não ser realizado.  No mês de janeiro deste ano atendendo a um pedido da Presidente do Rotary Club de Canela, o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4670, rotariano e motociclista Marcos Netto (Rotary Club de Canoas Industrial), associado do International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South América – grupo de companheirismo de motociclistas rotarianos – publicou na rede de comunicação do grupo um pedido de ajuda aos motociclistas para que verificassem em seus clubes e distritos a existência de valores disponíveis, e a possibilidade em participar do projeto humanitário em Canela. Vários motociclistas mobilizaram-se na busca dos recursos. E um deles conseguiu resultado positivo na tarefa!  O motociclista Antônio Zeferino (Rotary Club de Brasília – Lago Sul) após contato com o Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária no Distrito 4530, Francisco Favilla, e o Governador Vertinho Oliveira, obteve sucesso em sua busca. Os líderes distritais, sensibilizados pela busca dos recursos pelo grupo de companheirismo, aprovaram a participação do Distrito 4530 no projeto humanitário com os recursos necessários.  Segundo Celso Junqueira, Presidente do IFMR-SA, “O gesto, muito mais que o aporte de recursos, significou que os motociclistas rotarianos fazem jus ao lema de seu grupo: “Servir se Divertindo”, pois atendem ao chamado de trabalhar pela comunidade, não interessa onde ele ocorra.”  O rotariano Antônio Zeferino teve seu gesto e sua ação reconhecidos e destacados publicamente durante a solenidade de abertura do IFMRNOSUL, V Encontro de Verão Sul IFMR-SA, realizado no final do mês de março na cidade de Bagé, RS.  O IFMR-SA - International Fellowship of Mortorcycling Rotarians – South America Chapter é um dos Programas Estruturados do Rotary International. Trata-se do maior grupo de companheirismo por afinidade da organização. Seu capítulo América do Sul é o maior de todos os mais de 60 grupos existentes e possui 150 associados em 15 estados brasileiros e 5 países. Saiba mais sobre o IFMR-SA em www.ifmr-sa.org e www.facebook.com/ifmrsa  

    Postado em 10 de Abril de 2019

    Gestão 2019/2020 se prepara em Ubá

    "Estamos preparando o novo Distrito, maior, mais diverso e, portanto, com a necessidade de mais engajamento de nós rotarianos," disse o  Governador Duarte Cesar Fernandes, na abertura da assembléia de treinamento do Distrito, ralizada em Ubá, MG, no dia 6 de abril.  O evento teve a presença da governadora eleita Claudia Maria Lelo Scaglionin, que conduzirá o distrino no próximo ano rotário (2019/2020)  e dos instrutores Dirceu Rocha, Ângela Rezende, André Cota, Tânia Diniz, Geraldo Eustáquio Alves, Alicério Campos, Luiz Carlos Heidenheich e Juan AlejandroTumba Noé. Claudia Scaglioni falou do desafio que será o distrito 4521 (a união dos distritos 4520 e 4580), com ênfase para sua área de abrangência geográfica.  "Vamos precisar de contar com o ânimo de cada rotariano para promover a nossa integração e difundir nossas causas humanitárias" Cláudia também agradeceu a Helena Bardot, presidente do Rotary Clube  Ubá Ari Barroso e ao Governador Assistente, Antônio Jacob e sua esposa Vânia, que prepararam a estrutura para a realização do evento. O treinamento para a gestão do Rotary é um momento de exibir as boas práticas e os recursos disponíveis para fazer os clubes funcionarem, lembrou Dirceu Rocha.  "como instrutores estamos aqui trocar com vocês as nossas experiências e ouvir de vocês as vivêncas e, com isso  facilitar o processo de condução da administração do clube." Na assembleia são tratados temas como planejamento das ações, definição de metas, projetos eficazes, a linha humanitária do Rotary,  os intercâmbios  de jovens e outras modalidades e captação de recursos. Também  sobre o crescimento do número de associados e sua manutenção. Trata-se ainda da imagem do Rotary perante a opinião pública.    

    Postado em 07 de Abril de 2019

    42º INSTITUTO ROTARY DO BRASIL, EM BRASÍLIA

    Entre 5 e 7 de setembro próximo, Brasília, a capital de todos os brasileiros, receberá as lideranças do movimento rotário. Todas elas acorrerão ao 42º Instituto Rotary do Brasil, importantes eventos do calendário do Rotary, convocado pelo Diretor Eleito Mário César e Coordenado pelo EGD Luiz Gustavo Kuster Prado. O Instituto Rotary, recordando, permite que atuais, anteriores e futuros administradores de nossa Organização atualizem-se em relação às normas e programas do Rotary e da Fundação Rotária, mesclando informações e amadurecendo ideias que muitas vezes resultam em sugestões ao Conselho Diretor. Evento importantíssimo ao qual nenhum administrador do Rotary deve ficar ausente, é, também, a oportunidade ideal para reencontrar os bons companheiros, fazer novas amizades e praticar o companheirismo, um dos valores do Rotary. A concentração de todo o evento em um mesmo local – no Royal Tulip Brasília Alvorada -  dará ênfase a esse aspecto. Faça sua inscrição no site https://www.institutorotarybrasil.org.br/index.html.  Aí também você pode encontrar o seu hotel - ou Royal Tulip ou Golden Tulip, ambos excelentes - desfrutando dos preços especiais oferecidos a você, participante do 42º Instituto Rotary do Brasil. Atente que essa oferta, válida somente até 31 de março próximo.

    Postado em 20 de Fevereiro de 2019

  • Galerias 25

    Galerias

    60 anos do Rotary Club de Manhumirim-Alto Jequitibá

    MANHUMIRIM (MG) - Na noite de sábado, 13 de abril, o Rotary Club de Manhumirim-Alto Jequitibá celebrou em solenidade festiva os seus 60 Anos de Fundação (1959 | 2019). A cerimônia contou com a presença vários rotarianos, convidados e visitantes em uma festiva de reconhecimento e homenagens, intitulada "Uma Homenagem aos Companheiros e Fundadores". Ponto alto foi a posse de dois novos associados em Rotary, Branca Condé e Nairo Sanglard se integram à família rotária - sendo inspiração! Abrilhantada com a presença de autoridades rotárias do Distrito, clubes vizinhos entre vários outros; instituições da comunidade local e também participação da Loja Maçônica Popter Humanitatem e do Lions Club de Manhumirim. A solenidade teve representantes dos seguinrtes clubes: Rotary de Manhuaçu, Carangola, Espera Feliz, Santa Margarida, Caratinga, Mariana, Juiz de Fora-Norte e Teófilo Otoni-Norte. O Governador Distrital Duarte César S. C. Fernandes e Coordenadora das Casas da Amizade Mary Côrtes Fernandes, além dos Ex-Governadores Distritais Paulo César Oliveira (EGD 2014-15) e André Luiz Cota (EGD 2016-17), estiveram presentes. Também participaram representantes das instituições agraciadas com projetos humanitários do Rotary Club Manhumirim-Alto Jequitibá: AMAR, Abrigo São Vicente de Paulo, APAE, Creche Reviver e Patronato Santa Maria. Houve ainda homenagem especial para o Lions e Maçonaria de Manhumirim, bem como ao ex-Presidente Juliano Esteves Barbosa (2017-18), hoje no Rotary Club de Teófilo Otoni-Norte. A Casa da Amizade e o Rotary Kids fizeram ainda homenagem ao clube aniversariante, presenteando o clube via seu Presidente 2018-19 com um poema escrito especialmente para data por: Nilda de Paula Nolasco (Presidente por 11 vezes da Casa da Amizade). O Presidente do Rotary Club de Manhumirim-Alto Jequitibá, Marcos Alexandre de Faria Moreira, saudou e agradeceu a todos citando no encerramento as sábias palavras do fundador, Paul Harris "O que quer que o Rotary possa significar para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados alcançados". Outros Registros: O Maestro Ederson Tavares interpretou à capela o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado na apresentação cultural ao piano, do violinista André Estevão e após o término oficial da parte solene, apresentação musical do músico interactiano local,  Arthur Felipe. Houve ainda de forma especial um stand de degustação de café especial das Matas de Minas durante a noite festiva. Sejamos Inspiração!

    Postado em de de

    Assembleia de Treinamento

    Assembléia de treinamento do distrito 4580 (para a instalação do distrito 4521), na cidade de Ubá, MG, no colégio Sagrado Coração de Maria. 

    Postado em de de

    Rotary | Pessoas em Ação - doação de equipamento especial!

    O Rotary Club de Manhumirim-Alto Jequitibá realizou em 22 de fevereiro de 2019 com a entrega de 09 (nove) colchões pneumáticos ao Abrigo São Vicente de Paulo em Manhumirim, MG.   Pessoas em Ação - fruto da I Feijoada Beneficente do Rotary ainda na gestão 2017-18 cujo lema era o Rotary faz a diferença, atendemos demanda solicitada pela própria instituição beneficiada.   Com essa ação está completa por ora os leitos que necessitam desse equipamento especial e terapêutico, dando conforto e promovendo saúde e bem estar dos idosos (25 mulheres e 48 homens), que são bem acompanhados por equipe que consta de Enfermeira, Técnicas de Enfermagem, Cuidadores e parte administrativa.   Na ocasião o clube de Rotary local se dispôs a sanar outras necessidades da instituição e em breve ao realizarmos a II Feijoada Beneficente (09/06/2019), estaremos planejando novas ações para esta e outras instituições na comunidade.   Sejamos Inspiração, Rotary 114 anos de transformação, Rotary Club de Manhumirim-Alto Jequitibá 60 anos de serviço à comunidade.   Marcos Alexandre de Faria Moreira Presidente 2018-19

    Postado em de de

  • Visitas Oficiais 3

    Visitas Oficiais

    VISITA OFICIAL DO GOVERNADOR

    Recebemos o Gov no Marco Rotário, visita ao Projeto Distrital, almoço, Assembléia e Festiva. 

    Postado em 10 de Setembro de 2018

    ROTARY CLUB DE PONTE NOVA RENOVA COMPROMISSO COM EMPRESAS CIDADÃS E TEM MAIS UMA ADESÃO

    Há alguns anos a responsabilidade social passou a ser uma prioridade e um ponto decisivo no conceito de uma empresa. Uma marca socialmente responsável agrega mais valores para si, podendo diferenciar-se positivamente de suas concorrentes. Muitas empresas têm essa preocupação, mas não sabem como contribuir ou para quem destinar esses recursos. Deste modo, a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), oferece uma ponte para conduzir este trabalho por meio do programa Empresa Cidadã. O programa é um caminho específico para uma contribuição formal de pessoas jurídicas que desejam colaborar e que, em contrapartida, também oferece benefícios às empresas. A Fundação Rotária ampara anualmente milhares de pessoas no mundo com recursos para assistência social em vários setores que são destinados, principalmente, à promoção da paz, combate a doenças como a poliomielite, fornecimento de água limpa, saúde de mães e filhos, apoio à educação, desenvolvimento de comunidades e ajuda em catástrofes.  Além das contribuições serem destinadas aos projetos humanitários, a ABTRF oferece a divulgação da marca ou mensagens publicitárias da empresa atrelada à marca Rotary, conforme definido em Norma. A partir da primeira contribuição da empresa que tenha firmado o compromisso contratual do programa, ela receberá o Selo Digital de Empresa Cidadã. O selo poderá ser usado nos e-mails da empresa,  no website e demais peças publicitarias, durante o ano rotário que consta no selo, para divulgação da participação nos programas humanitários e sociais da Fundação Rotária. “Ser uma Empresa Cidadã é fazer algo pela humanidade, sabendo que esses recursos realmente estão contribuindo para salvar vidas e dar condições mínimas de sobrevivência para milhares de pessoas. Além disso, é importante destacar que o empresário está associando sua marca a uma organização mundialmente conhecida como o Rotary”. No último dia 16/08/2018, por ocasião da visita oficial do Governador do Distrito 4680 Duarte Cesar Fenandes, foram renovados os Termos de Compromisso de três das maiores empresas de nossa região. Mantem seu compromisso de Empresas Cidadãs: O Frigorifico Industrial Vale do Piranga S.A. detentora das marcas Saudali, Seratta, Apreciatta, Saborear e Bom Sabor. A BCR Comercio e Indústria S.A., grupo controlador da Bartofil Distribuidora, Cotril Distribuidora, Ormel Distribuidora, ATAC - Atacado Central  Centro e Triangulo e Varejão Ormel e o Hospital Arnaldo Gavazza Filho e seu Plano de Saúde PLAMAG, patrimônio dos cidadão Pontenovenses, gerido pela Fundação Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho. E é com grande satisfação que junta-se a estas, os  LATICINIOS PORTO ALEGRE INDUSTRIA E COMERCIO S/A, uma das empresas do ramo que mais cresce no Brasil, orgulho de Ponte Nova e Região.

    Postado em 16 de Agosto de 2018

  • Informativos 9

Localizar site dos clubes