ÁREAS DE ENFOQUE

Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários que tratam de assuntos atuais e de extrema importância, dentre os quais: paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário. Além disso, eles apoiam iniciativas voltadas à juventude.

Notícias distritais

Pesquisa de opinião avalia a Conferência Conjunta dos Distritos 4580 e 4520

Pesquisa realizada após a Conferência Conjunta dos Distritos 4520 e 4580, avalia a estrutura e desenvolvimento do evento e aponta caminhos para as próximas conferências. Foi enviado por e-mail um questionário para 52 rotarianos de ambos os distritos, por amostragem Destas, houve 19 respostas. Através de um comparativo, pode-se perceber que não houve discrepâncias na maioria das considerações, informou José Luiz Scaglioni, que coordenou a pesquisa. “Utilizamos uma planilha com 35 tópicos para que o entrevistado fornecesse uma nota de 1 a 4 e apresentasse comentários se assim o desejasse. As categorias de avaliação iam de recepção, a palestras, aos eventos de lazer e até à banda que tocou no baile.” Os itens que receberam a melhor média de satisfação foram "atendimento na secretaria do evento", “baile dos governadores” e “material gráfico”. Os pontos destacados foram o trabalho em equipe, a acessibilidade e a facilidade na comunicação. Algumas considerações e críticas construtivas também foram feitas, como a necessidade de se tornar algumas cerimônias menos longas, reservar espaços maiores para eventos de confraternização - visto o elevado número de participantes - e alguns preços de passeios ou eventos específicos. Scaglioni, informa ainda que estas informações “nos ajudam a fundamentar a organização, corrigindo as distorções e aprimorando o que deu certo para a próxima Conferência, definida para ocorrer em Araxá, em maio do próximo ano. A Conferência Conjunta foi a última antes da união dos Distritos 4580 e 4520 no novo Distrito 4521.

Postado em 19 de Junho de 2019 por

Governador entrega certificado de empresa Cidadã no Rotary Juiz de Fora Norte

O Governador Duarte Cesar Fernandes entregou o Certificado de Empresa Cidadã a Manoel Teixeira Lopes, do Posto Pena Branca  O certificado é um documento que autoriza a empresa a divulgar sua marca junto à do Rotary como empresa que se dedica às causas humanitárias.  Para Duarte, a doação por parte das empresas é uma forma de disseminar o interesse pela transformação do mundo num lugar melhor. "As empresas são nossa extensão. Elas são oportunidades, porém precisam de cuidar do seu próprio funcionamento. Este dipo de doação é um sinal de que elas também querem colaborar além da sua área de produto ou serviço!" A entrega ocorreu na reunião do Rotary Juiz de Fora norte na última terça-feira.  Manoel Teixeira Lopes é membro do Rotary  desde 1980 e é ativo empresário do agronegócio, com várias práticas de melhorias de gestão  em suas empresas.  "Sempre participei das ações do Rotary e incentivo-o na medida das possibilidades.  Cada um ajudando com um pouco conseguiremos fazer grandes coisas. O Rotary existe a mais de 100 anos e está presente em grandes momentos de proposição do entendimento, como a fundação da ONU, ou a grande campanha de erradicação da poliomielite. Fico contente de estar nesse contexto." O Programa Empresa Cidadã atesta a responsabilidade social de sua empresa ao torná-la parceira do Rotary em sua obra  de transformar o Brasil. Trata-se de um programa de contribuições para realizar doação de mil dólares rotários no período de 12 meses - o que pode ser feito tanto através de doações mensais no valor mínimo de R$300 ou em menos parcelas de maior valor. Através da ABTRF (Associação Brasileira da The rotary Foundation", essas contribuições são todas destinadas aos projetos humanitários da Fundação Rotária no Brasil. Ao aderir ao programa, a empresa recebe um selo eletrônico, que pode ser incluído em seus e-mails e website como chancela de sua responsabilidade social. Completada a contribuição de mil dólares, a Empresa Cidadã recebe um certificado da ABTRF, podendo, ainda, oferecer um Título Paul Harris emitido pela Fundação Rotária a uma pessoa de destaque, que pode ser da própria empresa. O Clube e distrito de Rotary que sejam os parceiros da empresa podem também divulgar sua marca através de Banner e comunicações locais/distritais.

Postado em 12 de Junho de 2019 por

Governador Duarte Cesar Fernandes dá entrevista no programa Mesa de Debates da TVE Juiz de Fora

O Governador Duarte Cesar Fernandes esteve no programa da Mesa de Debates do Diário Regional, que é publicado diariamente no Youtube., para divugar a realização da Conferência dos Distritos 4580 e 4520 em Juiz de Fora.  Durte contou sobre a história da entidade e seu engajamento nas causas humanitárias em todo o mundo. Veja a entrevista nos links: Mesa de Debates Parte 1   Mesa de Debates Parte 2  Mesa de Debates Parte 3

Postado em 22 de Maio de 2019 por