PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias distritais

Rotarianos colaboram para divulgar a campanha nacional de vacinação contra a pólio e o sarampo

Os rotarianos realizaram neste final de semana uma expressiva e inédita mobilização pela vacinação contra a pólio e o sarampo. Os clubes exerceram de modo eficiente sua influência junto à comunidade. Para o Governador Duarte  Cesar Fernandes,  "foram horas de dedicação para fazer chegar às comunidades a importância da vacinação.  As ações continuam ao longo do mês, com o trabalho dos voluntários do Rotary , criativos e engajados, em todas as cidades onde  há clubes de Rotary. "  O desafio continua pois o país precisa atingir os 95% de cobertura vacinal.   Duarte destaca que nesta fase final, os rotarianos devem combinar a influência junto às autoridades públicas, inteligência, comunicação e mobilização.  Como exemplo ele cita: "visitar as secretarias de saúde e reforçar a aproximação de áreas com pouca  cobertura. Avaliar a possibilidade junto à secretaria de educação de realizar a vacinação nas escolas.  Estabelecer parcerias com igrejas e outras ONGs com mais penetração nas comunidades de risco . Comunicar através do rádios e meios de comunicação comunitária e aproveitar a internet,  com as mídias sociais.   

Postado em 20 de Agosto de 2018 por

Faça Intercâmbio e viva uma experiência que vai transformar você!

Se você tem entre 15 e 17 anos, participe do nosso processo seletivo e prepare-se para viver um ano que vai mudar sua vida! Mais informações sobre o programa de Intercâmbio de Jovens no Rotary  INSCRIÇÕES ABERTAS para o intercâmbio 2019-20 de 15/08/2018 a 05/10/2018 PROVA DE SELEÇÃO 06/10/2018 em Juiz de Fora (MG)  Clique Aqui para baixar o pacote de inscrição, com as instruções detalhadas e os formulários a serem preenchidos. Depois de baixar os documentos, leia todos com atenção. Se decidir participar do processo seletivo, será necessário pagar a taxa de inscrição (não reembolsável) de R$ 300 (trezentos reais) por meio de depósito na conta:  Associação de Clubs do Distrito 4580 de Rotary Internacional CNPJ 08.765.700/0001-89 Caixa Econômica Federal Ag.: 3065 CC.: 2727-5 Em seguida, envie um email para Juliana Samel em intercambio4580@gmail.com anexando a cópia do comprovante de depósito e a ficha de dados do candidato. No dia da seleção, trazer cópias impressas dos documentos solicitados e um pen drive com os documentos em formato digital.  Contatos: José Eduardo Medeiros – Chairman de Intercâmbio de Jovens - jmedeiros4580@gmail.com Juliana Samel – Co-chair de Intercâmbio de Jovens – julianasamel@gmail.com

Postado em 14 de Agosto de 2018 por

XIX COMIC - Conferência Multidistrital reúne Interactianos de todo Brasil.

O Distrito 4580 sediou, durante os dias 19, 20, 21 e 22 de julho, o maior e mais importante evento interactiano do Brasil: a Conferência Multidistrital de Interact Clubs. Em sua 19ª edição, a COMIC contou com a presença de aproximadamente 300 participantes de todo o país. Ao longo dos 4 dias de atividade, os jovens líderes puderam conversar e interagir com membros da família rotária e palestrantes de grande renome, a fim de debater problemas sociais de suas comunidades e buscar maneiras de solucioná-los. Nomes como Marcelo Argôlo (Rotary Club de Volta Redonda), Margarida Salomão (Ex Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora e Deputada Federal), Patrícia Kuhn e Samuel Neivel (MDIO Rotaract Brasil) compuseram o time de oradores da XIX COMIC. A Conferência também possibilitou a exposição dos trabalhos realizados pelos clubes durante o ano rotário 2017-18. Foram premiados os melhores projetos em 7 categorias - Comunitários, Distritais, Financeiros, Internacionais, Internos, Imagem Pública e Meio Ambiente - e os melhores oradores do Brasil, através de concursos promovidos pela MDIO Interact Brasil. A ganhadora do concurso de oratória foi Kátia Kaline, do distrito 4500, com um discurso inspirador sobre diversidade e respeito. O evento também serviu de palco para a cerimônia de posse e transmissão de cargos da Interact Brasil. A presidente para o ano rotário 2017-18, Laura Minichelli, empossou Roberta Schneider Cecyn, do distrito 4730, como líder da organização para o corrente ano rotário. O alto nível dos concursos e o profissionalismo dos participantes, mostraram que incentivar um celeiro de líderes transformadores como o Interact é, além de importante, uma demonstração de apoio e crença num futuro melhor e mais justo para o nosso país.

Postado em 10 de Agosto de 2018 por

Localizar site dos clubes